O papel do contador gerencial
Publicaremos neste Blog , uma serie de matérias de forma resumida e didática , sobre a importância do Contador e da Contabilidade nos processos decisórios das corporações, sejam elas de grande, médio e pequeno porte.
Nossa série começa com o papel do profissional de contabilidade na tomada de tais decisões se utilizando desta ferramenta.
Muitos são os profissionais que tem relevante importância nos rumos que as corporações seguem. Dentre esses profissionais esta o contador gerencial.
Um contador gerencial deve ser um elemento com formação técnica e vasta experiência voltada para a preparação de dados, através de relatórios, em apresentação concisa aos gestores da alta administração.
Tradicionalmente, a informação gerencial, sempre teve cunho financeiro. Entretanto, nos últimos tempos, foram-se agregadas aos relatórios gerenciais as informações operacionais ou físicas, como qualidade e tempos de processo.
E bem verdade que com a grande expansão da tecnologia da informação, tem ajudado e muito os contadores gerenciais no trato e refino das informações apresentadas. É característica do contador gerencial:
“Se nos perguntassem qual ou quais as características que distinguem o bom contador gerencial de outros profissionais ligados á área da contabilidade, diríamos que a fundamental é saber “tratar” , refinar e apresentar de maneira clara, resumida e operacional dados esparsos contidos nos registros da contabilidade financeira, de custos etc., bem como juntar tais informes com outros conhecimentos não especificamente ligados à área contábil, para suprir a administração em seu processo decisório.(IUDÍCIBUS, 2008, p.23)”
Essas são descrições da função de um contador gerencial. Entretanto este cargo na prática não existe. Ele pode ser assumido por qualquer pessoa que tenha mentalidade gerencial e seja efetivamente da área, como o gerente de custos, o controller ou o diretor financeiro. Porém este cargo fica sempre mais adequado na figura do contador.
Por: Rubens José Carneiro da Silva
Sócio Diretor
1 comentário em “CONTABILIDADE GERENCIAL NOS PROCESSOS DECISÓRIOS – PARTE 1”
Muito importante para entender o papel do contador gerencial, muito boa a matéria, parabéns!